Franquia salão: Conheça o modelo de negócio e dicas para investir

Franquia salão é um modelo de negócio que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição.

Preparamos este conteúdo para auxiliar você a compreender mais sobre o assunto. Confira!

De uma forma simples e resumida, franquia é: concessão do direito de uso de uma marca (franqueador) a um investidor (franqueado).

Este negócio pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito.

As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Percebeu que a maioria delas podem ser encontradas em outros centros comerciais e até mesmo cidades? Pois aí estão as franquias de salão de beleza mais uma vez.

Preparamos este conteúdo para explicar os principais aspectos sobre esse importante conceito.

Sendo assim, empreendedor ou não, você poderá entender um pouco mais a respeito do modelo de negócio que está revolucionando as formas de vender produtos e serviços. 

Franquia

Neste conteúdo você vai conferir:

  • O que é franquia?
  • Lei de Franquias
  • Desempenho do franchising no Brasil
  • Segmentos do franchising
  • Como funciona o modelo de franquias?
  • Benefícios de ter uma franquia
    • Para o franqueado
    • Para o franqueador
  • Formatos de franquias
    • Lojas Físicas
    • Quiosques
  • Principais taxas do franchising
    • Taxa de Franquia
    • Royalties
    • Fundo de Propaganda

O que é franquia?

Nada mais é do que uma estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição.

Afinal, trata-se de um arranjo comercial no qual a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio.

O modelo também pode ser classificado como uma espécie de clonagem de negócio.

Lei de Franquias

No Brasil, o segmento é regulamentado pela Lei de Franquias (nº 8.955/94). O Artigo 2º da legislação define o franchising como:

o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços…”

O principal objetivo do franchising é fornecer aos franqueados oportunidades para obtenção de sucesso de forma rápida e segura.

Desempenho do franchising no Brasil

Mesmo em meio a toda desconfiança do mercado nos últimos anos, o franchising continua crescendo a todo vapor no Brasil.

Só no ano passado, o setor aumentou seu faturamento mais de 7%, atingindo os R$ 174,8 bilhões.

No entanto, engana-se quem acha que 2018 foi um ano atípico para o setor.

Mas, devido à segurança fornecida pelo modelo de negócio, os índices estão avançando continuamente, ano após ano, mesmo em meio à crise.

Vale lembrar, que o setor que maior apresenta crescimento é o da beleza e bem estar, a exemplo da franquia de: Salão de beleza Antony, Barbearia Antony ou Fast escova Antony

Como funciona o modelo de franquias de salão?

O Franchising funciona à base de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor.

Em decorrência do uso da imagem da marca e da utilização do know-how do negócio, é comum a cobrança de royalties por parte da rede.

A taxa é calculada levando com base o faturamento bruto da unidade e costuma ser cobrada mensalmente.

Uma das características do franchising é a limitação da autonomia das unidades, uma vez que elas devem obedecer a uma série de normas e padrões instituídos pela marca.

A rede franqueadora, por sua vez, é responsável por fornecer suporte aos franqueados.

Decerto, as informações transmitidas estão relacionadas aos mais diversos âmbitos do negócio e abrangem desde as tarefas operacionais relacionadas à produção.

O objetivo é preparar o empreendedor para que ele conheça profundamente a marca, sua estrutura, seu modelo de negócio.

Franquia

Benefícios de ter uma franquia de salão

Lembra que falamos lá em cima que franquear é uma relação ganha-ganha?

Para que fique claro para você o motivo, confira quais são os benefícios de ter uma franquia:

Para o franqueado:

  • Oportunidade abrir negócio sem precisar ter experiência no setor escolhido;
  • Começar um modelo de negócio já experimentado e com marca prestigiada possibilita um início com menos riscos;
  • Troca de experiências constante entre parceiros;
  • Acesso a métodos profissionais de gestão e operação;
  • Marketing cooperado com a rede;
  • Suporte técnico, administrativo e de gestão da rede franqueadora;
  • Indicação de fornecedores e equipamentos;
  • Pode se concentrar mais na gestão do negócio.

Para o franqueador:

  • No outro lado, o franqueador também ganha com a expansão rápida aliada à menores investimentos.
  • Ademais, os relacionamentos locais dos franqueados fortalecem cada vez a marca.
  • Descentraliza as gestões.
  • Potencializa a eficiência da operação.
  • Pode ser concentrar na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Franquia: principais formatos

Um dos maiores diferenciais do franchising é sua possibilidade de expansão em diversos formatos.

As oportunidades de inserção de unidades sempre mudam de acordo com os mercados-alvo previstos no plano de expansão.

Por isso, determinados padrões acabam sendo mais adequados do que outros.

Lojas físicas

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as lojas convencionais continuam sendo o principal formato. 

No entanto, no franchising, cerca de 70% das vendas ocorrem presencialmente.

Só para se ter uma ideia, cerca de 88% das unidades brasileiras de franquia funcionam dessa forma.

Então, não deixe de considerar o método tradicional como uma opção. Afinal de contas, ele continua sendo uma forma eficiente de impactar novos públicos.

Vantagens

As lojas são formatos muito flexíveis e contemplam os serviços da maioria dos segmentos de franchising.

Seu grande diferencial diz respeito à oferta de serviços e produtos.

As vitrines, por exemplo, são eficazes na atração de clientes e no estabelecimento de uma identidade visual da marca.

A experiência de marca para o consumidor é otimizada e os clientes podem se sentir mais engajados com a empresa.

Desvantagens

Os investimentos envolvem a manutenção do local, eventuais reformas, pagamento de aluguel e demais gastos com a padronização da unidade.

Além disso, encontrar um bom ponto comercial pode demandar bastante trabalho.

Por estes motivos, as lojas físicas, principalmente aquelas que possuem grandes estruturas, podem não ser atraentes para investidores iniciantes.

Visto isso, separamos uma rede de beleza, chamada Antony, que vale a pena conferir, clicando aqui.

Quiosques

Os quiosques são espaços menores normalmente montados em meio a locais com grande circulação de pessoas.

No entanto, engana-se quem acha que eles se restringem às microfranquias. Afinal de contas, muitas marcas grandes apostam na estratégia.

Enfim, alguns exemplos é o McDonalds, com os sorvetes, e a Antony Kiosk, com produtos de beleza.

Os quiosques são ótimas opções de expansão para marcas que pretendem expandir suas unidades para cidades pequenas.

Para investidores, o ponto positivo se dá pelo fato de a opção ser financeiramente mais viável.

Vantagens

Além de terem menor custo de aluguel, manutenção, reformas e instalação, os quiosques dão menos dor de cabeça ao gerente.

Ademais, menos funcionários precisam ser contratados, menos questões precisam ser resolvidas e a gestão se torna muito mais fácil.

Desvantagens

Encontrar lugares apropriados para a instalação dos quiosques não é uma tarefa exatamente fácil.

Ademais, o formato é bastante específico e só funciona em locais de grande circulação.

Seu espaço também é bastante restrito e não combina com muitos segmentos.

Além disso, a área que pode ser utilizada para a produção é pequena e não possibilita que determinadas experiências sejam oferecidas ao consumidor.

Franquia: principais taxas

Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia é uma cobrança paga pelo franqueado logo após a assinatura do contrato de adesão.

Assim o encargo, todas as outras eventuais cobranças, deve estar devidamente discriminada na COF.

Todavia, a principal função da Taxa de Franquia é ajudar a custear os gastos que a rede teve no processo de prospecção e seleção do candidato

O valor também auxilia a cobrir as despesas com treinamento, suporte e implantação da nova unidade.

Royalties

Os Royalties são o pagamento periódico realizado pelos franqueados às suas respectivas redes franqueadoras.

Aliás, ao contrário da taxa de franquia, que é paga uma única vez, os royalties são pagos regularmente em razão da contínua exploração da marca e do suporte recebido.

Contudo, importante destacar que a legislação não estabelece quais tipos de royalties podem ser cobrados.

Ou seja, não são impostas restrições em relação à forma como eles serão recebidos do franqueado, tampouco aos seus critérios de apuração, etc. 

O que a legislação deixa claro é a necessidade de que eles sejam discriminados na COF, pela franqueadora, caso ela opte pela cobrança.

Fundo de Propaganda/Fundo de Marketing

O Fundo de Propaganda corresponde a um valor arrecadado dos franqueados para investir em Marketing.

Em outras palavras, é o valor utilizado pela marca para pôr em práticas as estratégias publicitárias e de marketing.

Todavia, a divulgação é voltada para a rede como um todo, e não para as unidades especificamente.

Além disso, o valor arrecadado costuma variar entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade.

Enfim, o Fundo de Marketing está previsto no artigo 3º, inciso VIII,  alínea “c” da Lei de Franquias.

Assim como os demais encargos, a legislação não estabelece os limites de cobrança do respectivo fundo.

Além disso, a única coisa que ela estabelece é que o franqueador discrimine é que será efetivamente cobrado.

Em conclusão, gostaram de nossas dicas?! Então, saiba mais da franquia da rede de beleza Antony, clicando aqui!


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